E-commerce B2B é a Tendência do Mercado

O e-commerce B2B é um dos setores de negócios digitais que mais cresce. O segmento está revolucionando o modo como as empresas realizam compram corporativas e adquirem recursos.

Começamos pelo básico: o que é B2B?

B2B é uma sigla para “business to business”, ou “de negócio para negócio”. Consiste na relação de cliente e fornecedor/distribuidor entre duas empresas. É o conceito oposto de B2C (business to cliente) em que uma pessoa física é o consumidor final.

A diferença não fica só em para quem o serviço ou produto se destina. No e-commerce B2B, a quantidade e a recorrência das compras são maiores. O tempo desde o primeiro contato com a empresa até a compra é mais elevado, pois existem mais tomadores de decisão nesse tipo de negócio.

Para ficar mais fácil de entender, vamos exemplificar. Uma loja virtual que tem como público-alvo o consumidor final (B2C) terá menos vendas por vez. O motivo é que quem compra é quem utiliza o produto. O que motiva a compra é o desejo de adquirir o produto, ou o imediatismo. Nesse aspecto o poder de decisão de compra se concentra em apenas uma pessoa.

Mas em um e-commerce B2B o valor de cada compra é maior e mais pessoas são responsáveis pela decisão de compra, onde normalmente está envolvido um departamento especializado nesse processo. Por isso, o espaço de tempo entre a identificação da necessidade até a compra é maior.

Segundo o Forrester Research, uma fonte confiável de pesquisas sobre B2B, 24% dos fabricantes americanos fazem mais da metade das buscas por produtos e fornecedores via online. Além disso, 56% dos entrevistados revelaram que esperam fazer mais da metade de suas compras corporativas de forma online.
Esses dados reforçam o fato de que investir em e-commerce B2B é a tendência!

Para que sua empresa seja encontrada, otimize o conteúdo do seu site, incluindo imagens e textos, para mecanismos de busca online, como o Google. Agir assim fará que o e-commerce seja encontrado com facilidade nas pesquisas e apareça nas primeiras posições nos termos relevantes.

Uma das principais vantagens das vendas online é a praticidade, já que quem é responsável pelas compras corporativas procura por agilidade e conforto. Nesse sentido, as compras online são mais convenientes do que as feitas por meio de representantes comerciais.

Como no e-commerce não existe a figura do vendedor, vale a pena investir em multicanais de atendimento, na experiencia dos usuários e na produção de conteúdo especializado na loja virtual, seja para sanar dúvidas ou para educar o consumidor no processo de compra.

O e-commerce B2B é uma realidade cada vez mais presente. Ele está consolidado e só tende a crescer.
Deixe sua empresa atualizada para oferecer o que os consumidores procuram!

Nós, da egondola, estamos aqui para te ajudar!

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